Pesquisar

RedesSociais

Visitar a nossa página no Facebook    Visitar a nossa página no Instagram                                               

A- A A+

Modal Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

Pedido Único – Apoio à manutenção dos bardos em urze

4 a4d79

Estão abertas, desde o passado dia 1 de março e até 31 do corrente mês de maio, as candidaturas ao Pedido Único (PU) para a campanha 2023.

A candidatura ao PU 2023 pode ser efetuada diretamente pelo Beneficiário através de formulário próprio disponível na Área Reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo » Candidaturas » Pedido Único (PU) » Entregar/Alterar/Consultar, ou recorrendo às Entidades reconhecidas, numa das Salas de Atendimento existentes para o efeito.

O PEPAC R.A.Madeira mantém todas as medidas do PU anteriormente em vigor no PRODERAM 2020, às quais acrescem novas intervenções para o período 2023-2027, como é o caso da Intervenção F.8.7 – Manutenção dos bardos em urze.

Com esta intervenção pretende-se apoiar financeiramente a manutenção dos bardos em urze (popularmente conhecidos também por “amparos”) que, ao longo da costa norte da Ilha da Madeira, são utilizados para proteger as culturas dos efeitos adversos do vento e da salinidade, contribuindo para o controlo da erosão dos solos e para a preservação da paisagem tradicional.

Dada a grande importância deste apoio, implementado pela primeira vez, lembramos a todos os interessados que deverão efetuar a sua candidatura até ao próximo dia 31 de maio.

Podem candidatar-se a este apoio os agricultores, agrupamentos de agricultores e outros gestores de terra que detenham uma área mínima de superfície agrícola de 0,05 ha, com um mínimo de 20 m lineares de bardos de urze, situada no norte da ilha, nomeadamente nos concelhos de Porto Moniz, São Vicente, Santana e freguesia do Porto da Cruz.

O valor da ajuda anual é de 750€/ ha.

Principais compromissos:

  • Manter os bardos em boas condições de conservação, sem aberturas/ falhas de comprimento superior a 30 cm, garantindo de modo eficiente a função de corta vento do bardo; e
  • Não utilizar herbicidas no controlo de infestantes nas parcelas protegidas pelos bardos.
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.