Devido à elevada afluência de candidaturas ao Pedido Único 2018 nos últimos dias, o prazo para submissão de candidatura sem penalização foi prorrogado até 6 de maio.
Para além desta data, é possível a apresentação tardia do pedido de ajuda durante mais 25 dias (até 31 de maio) com penalização regulamentar de 1% por cada dia útil, acrescida, no caso do pedido de atribuição de direitos à reserva para pagamento RPB, de 3% por cada dia útil.
Os pedidos de pagamento dos Prémios à Manutenção e dos Prémios por Perda de Rendimento no âmbito da Medida da Florestação das Terras Agrícolas - RURIS, bem como os Projetos de Arborização instalados ao abrigo do Reg. (CEE) n.º 2328/91 e Reg. (CEE) n.º 2080/92, podem ser submetidos até ao dia 31 de maio sem aplicação de qualquer penalização.
O Pedido Único (PU) consiste no pedido de pagamento direto das ajudas que integram os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo (SIGC), previsto na regulamentação comunitária.
As candidaturas ao PU 2018 deverão ser efetuadas diretamente pelo beneficiário na área reservada do portal do IFAP, em O Meu Processo, ou numa das salas de atendimento disponibilizadas para o efeito pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas bem como por outras entidades. Clique aqui para aceder à lista dos locais de atendimento presencial.
Inserem-se no Pedido Único para o ano de 2018 as seguintes ajudas do PRODERAM 2020:
- Manutenção de muros de suporte de terras
- Preservação de pomares de frutos frescos e vinhas tradicionais
- Proteção e reforço da biodiversidade
- Pagamentos destinados à conversão a práticas e métodos de agricultura biológica
- Pagamentos destinados à manutenção de práticas e métodos de agricultura biológica
- Pagamento de compensações a zonas florestais Natura 2000
- Manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas
- Pagamento de compromissos silvoambientais e climáticos
Para mais informações deverá contactar o Balcão Verde, através do telefone 291 204 260.